O ministro da Educação considerou esta sexta- que o ensino profissional “é um dos pilares mais importantes da qualificação” e que o objectivo é chegar a 2020 com 50% dos alunos a concluírem o ensino básico através de vias profissionalizantes.
Tiago Brandão Rodrigues, que hoje participou nas comemorações do 10.º aniversário da Escola Profissional da Guarda, disse aos jornalistas que os vários níveis da educação, desde o pré-escolar até ao ensino superior, são “absolutamente fundamentais” para a coesão económica e territorial, mas sublinhou ser “importante ver como o ensino profissional é um dos pilares mais importantes da qualificação dos portugueses”.
“Nós temos um objectivo básico e fundamental: chegar a 2020 com 50% dos nossos alunos que concluem o ensino secundário através de vias profissionalizantes”, declarou.
As mesmas escolas, observou, mostram ainda que muitos dos alunos do ensino profissional acedem ao ensino superior politécnico e universitário “e acabam por dar belíssimas cartas nesse ensino superior, transformando-se, muitas vezes, em verdadeiros líderes nas formações no ensino superior”.
FG (CP 1200) com Sapo 24