O Centro de Engenharia Biológica (CEB) e o Centro Ciência Viva de Guimarães (CCVG), ligados à Universidade do Minho, acolhem na próxima semana mais de 600 alunos do pré-escolar, básico e secundário em três dezenas de atividades lúdico-pedagógicas, inseridas na Semana da Ciência e da Tecnologia. Os inscritos poderão trabalhar com investigadores conceituados e participar em demonstrações laboratoriais, palestras, workshops e visitas.
De acordo com a Reitoria, o objetivo é aproximar estudantes e professores, do pré-escolar ao secundário, e o público em geral da Ciência que se faz em Portugal, mostrando-lhes o quotidiano dos cientistas e despertando-lhes o interesse por estas áreas do conhecimento. A Semana da Ciência e da Tecnologia decorre em vários locais do país, sendo coordenada pela Agência Ciência Viva.
Produzir embalagens comestíveis
O CEB da Escola de Engenharia da UMinho, em Braga, arranca na segunda-feira com uma visita guiada aos laboratórios, dando a conhecer o mundo da biotecnologia, desde a produção de bioetanol, o desenvolvimento de biofármacos até ao uso de microrganismos para tratamento de resíduos.
O programa inclui ações variadas para os que desejam observar micróbios ao microscópio, produzir embalagens comestíveis com diferentes cores e sabores, montar uma célula de combustível microbiana e avaliar a corrente elétrica gerada, observar vírus que conseguem resistir a antibióticos e analisar fungos filamentosos a partir de técnicas cromatográficas.
Na sexta-feira, os alunos terão a oportunidade de acompanhar o trabalho de um investigador, conhecendo alguns dos projetos mais relevantes do CEB e participando em experiências laboratoriais. Está ainda prevista a visita de três cientistas às escolas secundárias da região, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a Ciência. Os detalhes podem ser consultados em www.ceb.uminho.pt.
Robótica e microrganismos
No CCVG, localizado no campus de Couros da UMinho, realiza-se um conjunto variado de atividades, incluindo uma mostra de robótica, uma feira com ações hands-on e um workshop de velas artesanais dirigido às famílias. No sábado, dia 26, a partir das 15h00, o CCVG leva um conjunto de experiências à associação vimaranense “Casa da Criança”, destinada ao acolhimento temporário de menores vítimas de negligência ou abandono. As pessoas interessadas podem encontrar mais informações em ccvguimaraes.pt.
Em Braga, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, unidade diferenciada da academia minhota, associa-se também à Semana da Ciência e da Tecnologia, com a iniciativa ‘Ciência Acontece! – O mundo é dos pequenos!’, que decorre no sábado, a partir das 10h00.
Luís Moreira (CP 8078)