‘A Colecção de Pergaminhos do Arquivo Municipal’ é o tema da segunda sessão do ‘Braga à Lupa’, que se realiza na próxima quarta-feira, às 21h30, no Arquivo Municipal, na Câmara de Braga.
A sessão tem como convidados o cónego José Marques, da Universidade do Porto, e Arnaldo Melo, da Universidade do Minho.
Esta é uma iniciativa integrada no programa ‘À Descoberta de Braga’ que desafia a população a descobrir e a reflectir sobre um aspecto desconhecido e aliciante da cidade, sejam obras de arte, documentos históricos, curiosidades arquitectónicas, gastronomia, personalidades, lendas ou tradições.
O Arquivo Municipal de Braga é um dos espaços fundamentais da memória de Braga. O seu fundo documental é constituído pelas Actas da Câmara Municipal, desde o século XVI até à actualidade, Tombos, Prazos e Emprazamentos, Livros de Notas de Escrivão, Livro de Receitas e Despesas desde 1614, Correspondência, bem como uma colecção de 428 sobre os Expostos.
Neste espólio obtém particular destaque o conjunto de pergaminhos classificados, referentes à liturgia católica, designadamente a notações musicais do “tipo aquitano”, bem como uma série de ordenanças com selo real datadas do século XV. É sobre este verdadeiro tesouro documental que versa a segunda sessão do ‘Braga à Lupa’.
De referir que a iniciativa tem uma periodicidade mensal, realizando-se a uma quarta-feira. Cada sessão tem a duração máxima de 90 minutos e é conduzida por um ou dois convidados que farão a abordagem aos elementos seleccionados.
As sessões são de participação livre, implicando uma inscrição prévia para cultura@cm-braga.pt devido à limitação de espaço nos locais onde decorrem as sessões.