Caso a candidatura bracarense seja a vencedora da candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2018, Ricardo Rio garante Braga “será uma cidade que viverá intensamente o desporto durante os 365 dias do ano”, e mostra “toda a convicção” que a candidatura recolha a preferência dos responsáveis da ACES Europe.
Durante uma visita técnica de quatro dias, a comitiva do ACES Europe (European Capitals and Cities of Sport Federation) ficou a conhecer as diversas infra-estruturas desportivas e instituições do concelho, assim como a implementação dos programas desportivos desenvolvidos pelo município.
“Esta delegação teve a oportunidade de comprovar ao vivo aquilo que antecipadamente afirmamos quando submetemos a nossa candidatura a Cidade Europeia do Desporto, que é o facto de Braga ser uma cidade que respira desporto e vive-o intensamente durante todos os dias do ano”, referiu o presidente da Câmara de Braga, esta quarta-feira, no final da visita.
No curso da avaliação institucional visitou as principais infra-estruturas desportivas do concelho, como o Estádio Municipal, o Estádio 1.º de Maio, o Pavilhão Multiusos da Universidade do Minho, o Aeródromo, Kartódromo Internacional e Circuito Vasco Sameiro, assim como o Complexo Desportivo da Rodovia.
“Não somos apenas reconhecidos pelas infra-estruturas que dispomos, pelos muitos praticantes federados que temos, ou pelas muitas instituições que prestigiam a nossa cidade ao mais alto nível e nas diversas modalidades. Braga é também reconhecida pelos milhares de praticantes amadores que diariamente usam o desporto como forma de promoção da sua qualidade de vida e do seu bem-estar”, sustentou Rio, sublinhando que a cidade “cumpre escrupulosamente com as ambições que estão na base das decisões da ACES Europe e, particularmente, na atribuição deste título de Cidade Europeia do Desporto”.
Além da mostra dos principais equipamentos desportivos, a comissão tomou conhecimento dos vários projectos que actualmente se desenvolvem, nomeadamente através da visita aos programas municipais ‘Os Piratas Vão à Piscina’, ‘BragActiva’ ou o Centro Municipal de Desporto Adaptado.
Braga concorre com Almada
Gian Lupattelli, presidente e fundador da ACES Europe, referiu que esta visita revelou-se “muito positiva” e que a candidatura tem tudo para chegar a bom porto.
“Braga tem todas as características para ser uma boa Cidade Europeia do Desporto, no entanto precisamos de conhecer a outra candidatura para, posteriormente, tomarmos uma decisão”, disse.
“Ser Cidade Europeia do Desporto não se resume apenas a um título. Trata-se de uma designação que requer muito trabalho durante todos os dias do ano, de forma a envolver toda a população e não apenas os desportistas”, referiu Gian Lupattelli, explicando que a uma Cidade Europeia do Desporto “não se exige que realize grandes eventos desportivos. A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu valorizam mais a realização de iniciativas que promovam o desporto para todos e que melhorem a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos”, concluiu.
A comitiva partiu para Almada, cidade que disputa o título com Braga, de forma a avaliar a sua candidatura. Os resultados são conhecidos a 31 de Janeiro de 2017.
FG (CP 1200)