A criminalidade tem descido desde o ano de 2012, em toda a área da GNR, no distrito de Braga, anunciou esta quinta-feira o seu comandante, Tinoco Ferreira.
Falando em Braga, nas comemorações do Dia da Unidade, o coronel Tinoco Ferreira salientou que “tem-se mostrado bem-sucedido o nosso programa de apoio a vítimas específicas e o policiamento de proximidade e visibilidade”.
“O Comando tem um assinalável serviço no combate ao crime, mantendo-se em bom ritmo a redução da criminalidade geral do distrito de Braga, numa tendência sustentada, desde o ano de 2010”, disse o coronel Tinoco Ferreira.
“Em 2016 verificou-se uma diminuição de 955 crimes, ou seja, menos 9,1 por cento, relativamente ao ano de 2015”, anunciou o comandante da GNR.
“Este ano até ao final do passado mês de Outubro já havia registado um total de 9.546 crimes, aqui incluídos aqueles que resultam da intervenção directa da Guarda, como ao nível da condução sob efeito do álcool e sem carta”, de acordo com os números, revelados perante autarcas, convidados e militares.
As cerimónias foram presididas pelo major-general João Paulo Silva Esteves Pereira, oficial general, comandante do Comando da Doutrina e Formação e Unidade de Segurança e Honras de Estado, da Guarda Nacional Republicana.
O evento teve lugar esta tarde na parada interior contígua ao Auditório Vita do Seminário Menor, em Braga, mas ainda em todos os seus quartéis “para dar público testemunho da sua capacidade, com a solenidade e o brilhantismo que a sua tradição impõe, visando o reforço da sua imagem e ainda da GNR”.
A UNIDADE
O Comando Territorial de Braga está sedeado nas instalações provisórias do Quartel da Rua do Taxa, em Braga, onde se situa o Comando e os todos seus órgãos de Estado-Maior. É constituído por seis Destacamentos, sendo quatro Destacamentos Territoriais, com sedes em Braga, Barcelos, Guimarães e Póvoa de Lanhoso, um Destacamento de Trânsito e um Destacamento de Intervenção, agregando na Unidade um total de 23 Postos Territoriais e um de Trânsito, disseminados por todos os treze concelhos do distrito de Braga.
Como Unidade, “o Comando Territorial de Braga cumpre a missão geral da Guarda na sua zona de ação, procurando permanentemente reger-se por criteriosos princípios de atuação, nas suas mais diversas vertentes”, refere a GNR, destacando “a policial e de trânsito, segurança de pessoas e bens, de manutenção e restabelecimento da ordem pública, auxílio e socorro, serviço honorífico e colaboração a entidades públicas e privadas, nos termos da lei”.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, é um dos autarcas presentes na cerimónia, já a decorrer no Quartel da GNR, em Braga.
JG (CP 2015)