A Unidade de Saúde Familiar (USF) ‘Entre Homem e Cávado’, que entra, esta sexta-feira, em funcionamento, em Amares, está dimensionada para atender, sete mil utentes.
Situado na Rua 25 de Abril, vai dispor de uma Equipa de Saúde Familiar composta por quatro médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, quatro enfermeiros de família e quatro secretários clínicos, o que, desta forma, lhe permite atribuir uma equipa de saúde familiar a toda a população inscrita.
Com a entrada em funcionamento desta USF o Centro de Saúde de Amares fica totalmente reconfigurado, de acordo com o modelo da reforma dos Cuidados de Saúde Primários em curso, passando a dispor de duas USF e uma UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade).Esta é a 236ª USF criada na Região Norte (de um total nacional de 463).
Nesta nova Unidade estão incluídos os serviços da carteira básica preconizada atualmente e adequada às características da população.
Vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida (Medicina Geral, Saúde da Mulher, Saúde do Recém-nascido, da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto e do Idoso; Cuidados em situação de Doença Aguda; Acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla; Cuidados no domicílio e integração e colaboração em rede com outros serviços, sectores e níveis de diferenciação, numa perspetiva de “gestor de saúde” do cidadão.
Luís Moreira (CP 8078)