O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, destacou esta sexta-feira a adesão “maciça” das Misericórdias da região Norte à primeira edição dos ‘workshops’ temáticos, que decorreu esta quinta e sexta-feira em Vila Verde.
“Houve uma enorme participação, as pessoas ouviram o que tínhamos para dizer e apresentaram as suas dúvidas, as suas próprias opiniões, num clima de grande transparência e abertura que marca a modernidade e a actualidade das Misericórdias”, frisou o responsável.
Segundo Manuel Lemos, deste primeiro encontro, realizado no âmbito de um projecto de capacitação da União das Misericórdias Portuguesas, “ressalta a enorme vontade de aprender e a enorme disponibilidade para ajudar as comunidades”.
“Nós sobrevivemos ao longo de cinco séculos porque fomos sempre capazes de fazer isto, ser flexíveis e abertos à modernidade, com o objectivo de servir quem precisa”, destacou.
Para o provedor da Misericórdia de Vila Verde, Bento Morais, esta foi uma iniciativa “muito boa”, que a instituição vilaverdense acolheu “com muito orgulho” e que permitiu “demonstrar tecnicamente o que as Misericórdias podem fazer pelos mais necessitados”.
Nos dois dias, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde recebeu cerca de 40 provedores e 150 técnicos de áreas da saúde e social.
Este projecto da União das Misericórdias Portuguesas é composto por actividades em áreas como gestão, formação, auditorias, património, comunicação e informática.
A iniciativa surge no âmbito de uma candidatura ao concurso “Capacitação Institucional das organizações da economia social membros do CNES”, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
Até 2018, decorrerão, pelo menos, mais quatro reuniões.
Ricardo Reis Costa (TP 2298)