A Câmara de Braga vai proceder à abertura de concurso para a admissão de 14 assistentes operacionais e dez bombeiros municipais. As propostas são analisadas na próxima reunião do executivo da próxima segunda-feira, enquadrando-se na proposta de alteração do mapa de pessoal de 2016.
Esta alteração do mapa de pessoal já tinha sido aprovada em sessão da Assembleia Municipal, realizada em 27 de Novembro do ano transacto, de modo a prever o recrutamento por contrato de trabalho a termo certo de 14 assistentes operacionais para a Divisão de Educação.
A contratação destes profissionais destina-se a dar apoio a crianças com necessidades educativas especiais nos jardins-de-infância pertencentes ao município.
Outra proposta que sobe a reunião de executivo é a abertura de concurso externo destinado à ocupação de dez postos de trabalho de bombeiro municipal ‘recruta’, com vista ao ingresso na carreira de bombeiro municipal.
370 mil euros para freguesias
Ainda na reunião de executivo, são analisadas os contratos interadministrativos de delegação de competências e apoios financeiros a diversas freguesias do concelho, no valor de 372.606,64 euros.
O município vai transferir 156.102,45 euros para a União das Freguesias de Lomar e Arcos, com vista à ampliação do Auditório da Sede da Junta de Freguesia, em Lomar. Já para a freguesia de Sobreposta, a autarquia vai disponibilizar 153.987,72 euros para a execução da primeira fase do Parque de Lazer.
Para a União das Freguesias de Vilaça e Fradelos, o Município vai alocar 15.702,84 euros para a execução do Campo de Futebol de Vilaça, e 13.069,80 euros para a União de Freguesias de Morreira e Trandeiras, com vista à execução do tanque da Poça do Monte na freguesia da Morreira.
Também para a Freguesia de Espinho, o Município vai transferir 12.416,27 euros destinados ao arranjo exterior da Casa do Patronato. Para a União de Freguesias de Escudeiros e Penso (St.º Estevão e S. Vicente), a autarquia irá alocar 11.980,12 euros para a iluminação final do Parque Desportivo, e para a União de Freguesias de Arentim e Cunha, a Câmara vai transferir 5.347,44 euros para a requalificação do pavimento da Rua Divino Salvador, em Arentim.
Nesta proposta inserem-se, ainda, os apoios financeiros para Sobreposta no valor de 500 euros para a área ambiental, assim como 350 euros para a União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, e 150 euros para a freguesia de Figueiredo. Ainda nos apoios financeiros, mas na vertente cultural, o Executivo propõe-se transferir 2.500 euros para a União de Freguesias de Este (S. Pedro e S. Mamede) e 500 euros para a União das Freguesias de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra.