A Banda de Arcos de Valdevez venceu o III Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga que decorreu este-fim-de-semana, no Grande Auditório do Parque de Exposições. O prémio de Melhor Banda do Distrito bracarense foi entregue à Banda de Música de Belinho. De Esposende.
A iniciativa distinguiu ainda a Banda Musical de Fajões (Oliveira de Azeméis) e a Unión Musical de Valladares (Vigo) com os segundo e terceiro prémios, respectivamente.
O júri do concurso, composto por João Manuel Duque, Ilídio Costa, Rafael Agulló Albors, Filipe Silva e Fernando Marinho, atribuiu ainda o troféu ‘Batuta de Prata’ a Bruno Costa, maestro da Banda Musical de Fajões.
Além de prémios monetários para o 1.º, 2.º e 3.º classificados, as seis primeiras bandas classificadas têm presença garantida na próxima edição das Festas de S. João de Braga, sendo concurso a única forma de acesso das bandas filarmónicas à “maior festa popular de Portugal”. Também a melhor banda do distrito terá a oportunidade de gravar um CD.
Partindo da experiência das primeiras edições, a comissão organizadora introduziu este ano algumas novidades que permitem afirmar, definitivamente, o concurso de Bandas Filarmónicas de Braga na agenda cultural da cidade.
Durante dois dias, 15 bandas provenientes de várias regiões do país e também de Espanha mostraram o trabalho que realizam nas suas comunidades e acrescentaram mais uma página memorável ao enorme património histórico que detêm.
Para a vereadora da Cultura, Lídia Dias, o concurso é “mais um passo para o enriquecimento desta história e um contributo para que chegue às próximas gerações em condições de se afirmar, cada vez mais, como um elemento que cresce e se desenvolve no respeito pelas diferenças e potenciador de energias, para que todos consigam crescer fazendo sempre mais e melhor pelas suas comunidades e, principalmente, pelos mais jovens”.
A iniciativa, organizada pela autarquia, conta com o apoio da InvestBraga, Conservatório Calouste Gulbenkian e Associação de Festas de S. João.