A vila do Gerês vai receber no próximo domingo, dia 4 de Dezembro, nova edição da Extreme Gerês Marathon, que o ultramaratonista português Carlos Sá define como “a maratona mais dura do mundo”, devido “às especificidades próprias do local onde se desenrola, as estradas do único parque nacional em Portugal, em pleno coração do Gerês”.
Segundo o ultramaratonista, esta maratona tem ainda a mais-valia de “aliar à velocidade o desnível, o que cria nesta maratona um grau de dificuldade substancialmente diferente e mais elevado”.
“É uma prova que se realiza em estrada, mas de montanha, com um percurso asfaltado, pavimentado e por estradões de terra batida”, adiantou Carlos Sá, explicando que “não deve ser confundida com uma prova de trail, uma vez que não se desenrola em trilhos de montanha”.
Ainda assim, “os participantes poderão de igual forma apreciar a riqueza natural e cultural do Gerês ao longo do percurso”.
A Extreme Gerês Marathon foi a vencedora da categoria Melhor Edição de Prova de Estrada Nacional (superior ou igual a 42 km), na votação Os Melhores da Corrida 2015, promovida pelo “blog” Correr na Cidade, segundo recordou Carlos Sá, acrescentando que “está de volta para fazer as delícias dos amantes da corrida de estrada”.
“Correr no Gerês tem sempre em qualquer altura do ano um encanto especial, mas a paleta de cores que pintam o Parque Nacional da Peneda-Gerês no fim do Outono cria cenários tão deslumbrantes e arrebatadores, que tornam esta prova tão bela, quanto dura”, afirmou.
A prova realizar-se-á pelo terceiro ano consecutivo, tratando-se de iniciativa da Carlos Sá Nature Events, com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro.
Será constituída por quatro provas com distâncias e desníveis aproximados de 42 km a solo, 21 km e 13 km. Também haverá uma maratona por estafetas (três elementos por equipa) – cada atleta percorrerá sensivelmente um terço da distância da prova.
Todas as provas terão partida e chegada no centro da