Esta sexta e sábado, 2 e 3, às 22 horas, a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, recebe ‘A Máquina de Emaranhar Paisagens’, peça dirigida e interpretada por Dinarte Branco que sobe ao palco para dar vida aos textos de Herberto Helder. A peça conta com música original e interpretação ao vivo de Cristóvão Campos.
Dinarte Branco vai buscar a obra de Herberto Helder para oferecer ‘A Máquina de Emaranhar Paisagens’, espectáculo cuja dramaturgia é construída unicamente a partir dos textos e poemas do poeta e onde a voz e corpo do actor se cruza num diálogo íntimo com a música de Cristóvão Campos. Nasce assim uma peça que procura materializar a imagética da obra de um dos mais fascinantes autores da história da literatura portuguesa.
Dinarte Branco pretende, assim, criar um espectáculo inteiramente erigido a partir de textos do autor: poemas, textos de caráter biográfico, ensaios sobre a criação literária e artística, textos com carácter humorístico e obras poéticas da literatura universal ‘mudadas’ para português pelo próprio.
Este interesse em abordar toda a obra do autor tem como objecttivo aliar o seu pensamento, impresso em textos mais analíticos ou biográficos, com os textos poéticos, procurando criar possíveis relações ou encontros entre os vários textos.
Os bilhetes para o espectáculo podem ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de vendas, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.