O lançamento oficial da 2.ª edição do livro infantil ‘O Pai Natal Verde’ realizou-se esta terça-feira na Associação Maconde. Trata-se de uma obra de Narciso Moreira, editada com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e da Câmara de Braga
‘O Pai Natal Verde’ é um projecto pedagógico de educação ambiental que tem por principal objectivo sensibilizar os mais novos para adoptarem comportamentos ambientalmente responsáveis, promotores da preservação e sustentabilidade ambiental, alertando-os, mais concretamente, para as atitudes que caracterizam a época natalícia, sem nunca perder o encanto e a magia que a mesma proporciona.
A obra destina-se, essencialmente, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e engloba, para além do livro infantil, a adaptação da narrativa ao teatro, com a exibição da peça ‘O Pai Natal Verde’.
No sessão de lançamento, Altino Bessa, vereador do ambiente e energia, sublinhou que esta época “é particularmente crítica na influência para o consumismo, com impactos negativos para o ambiente, sobretudo pela quantidade de recursos utilizados, desde o papel até à energia consumida”.
“Mais do que uma obra reservada às crianças, a história do Pai Natal Verde é, também e indirectamente, destinada a todas as idades, uma vez são que os mais novos que incentivam e lutam para que em suas casas haja alterações de hábitos”, referiu
.Para o autor, Narciso Moreira, o livro “é mais uma resposta no sentido de dotar com mais uma ferramenta todos os educadores e outros profissionais (e não são poucos), que trabalham diariamente no sentido de promover uma consciencialização ambiental efectiva e sentida”.
A autarquia oferece um livro a cada uma das 109 escolas do 1.º ciclo do ensino básico e exibe, em dois dias e locais distintos, a peça de teatro para mais de 2 mil alunos e alunas do distrito. A primeira exibição da peça de teatro acontece no próximo dia 7, no Parque de Exposições de Braga, e a segunda, no dia 15, no antigo edifício da Junta de Freguesia de Aveleda.