PSD e CDS-PP estão, formalmente, ‘Juntos por Amares’ a pensar nas eleições autárquicas de 2017. O acordo foi ‘selado’ este sábado à noite, em Caldelas, durante um jantar que reuniu mais de 130 apoiantes da candidatura conjunta.
O ‘ex-socialista’ – agora independente – Manuel Moreira vai liderar a candidatura à Câmara e João Januário vai encabeçar a lista à Assembleia Municipal.
O acordo põe o CDS no 4.º e 7.º lugares da lista à câmara e no 2º à Assembleia Municipal. Os restantes são do PSD, salvo a entrada da ‘vereadora socialista’ Cidália Abreu no 3.º lugar na lista à câmara, uma “imposição” de Moreira que acabou por ter a anuência dos parceiros de coligação.
Foi em ambiente de pré-campanha que decorreu a ‘boda autárquica’, um casamento que os ‘noivos’ acreditam vai permitir “uma vitória expressiva” daqui a já menos de um ano.
“Em apenas uma semana reunimos esta gente, mas hoje iniciamos uma caminhada que vai “engordar” com mais apoios”, assegurou Isidro Araújo, líder local do PSD e número dois da próxima lista da coligação à câmara municipal.
“Estamos aqui de alma e coração, de forma leal e construtiva, para vencer, por Amares”, assinalou o parceiro de coligação, Vítor Ribeiro. Até Março, “ainda há arestas para limar”, vincou, altura em que «estarão fechadas as listas aos diferentes órgãos municipais», rematou Isidro.
“E esse será o momento do arranque da campanha que levará a uma grande vitória desta plataforma ‘Juntos por Amares’”, concluiu.
Para ‘abençoar o casamento’, embora sem estar investido de qualquer ministério eclesiástico, Manuel Moreira agradeceu “àqueles que me apoiaram na hora em que precisei de governar a Câmara. Estou cá por gratidão, porque esta gente me deu a mão quando precisei!”.
De mãos unidas, a coligação ‘Juntos por Amares’ (PSD-CDS/PP) dá oficialmente os primeiros passos.
Nota de rodapé para a presença surpresa (e fugaz) do histórico Tomé Macedo e a inevitável passagem pelo local do presidente da distrital laranja, o eurodeputado José Manuel Fernandes.
Carlos Machado Silva (CP 3022)