O búlgaro Mihail Lalev, do SC Braga, venceu este domingo, pela terceira vez, a prova maior da Gerês Marathon, cumprindo os 42 quilómetros em duas horas, 54 minutos e 16 segundos. Na segunda posição, tal como no ano passado, voltou a ficar Luís Gil, da Decathlon Maia, com 03:01:48 horas. O terceiro lugar do pódio foi para João Rodrigues, dos Amigos da Montanha, de Barcelos, com um tempo de 03:07:10. Ao todo, participaram mais de mil atletas.
“Fazemos um balanço extremamente positivo, tivemos praticamente os mesmos atletas do ano passado, embora tenhamos acabado com a prova de oito quilómetros. Mais uma edição bem conseguida, que mostra que a prova mais dura do Mundo não assusta as pessoas”, frisou o principal responsável pela organização, Carlos Sá.
A Gerês Extreme Marathon é uma iniciativa da Carlos Sá Nature Events, com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro.
Foi constituída por quatro provas com distâncias e desníveis aproximados de 42 km a solo, 21 km e 13 km. Houve ainda uma maratona por estafetas (três elementos por equipa) – cada atleta percorreu sensivelmente um terço da distância da prova.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)