O projecto Innovation Arena foi um dos temas centrais da reunião de trabalho que Ricardo Rio manteve esta terça-feira com o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que está no Minho a efectuar mais uma etapa do seu Roteiro da Ciência.
No encontro, realizado na reitoria da Universidade do Minho, o presidente da Câmara de Braga apresentou o Innovation Arena e de avaliar oportunidades de financiamento europeu para este projecto que prevê a criação, em Braga, de um parque de inovação e de negócios para localização de empresas e de startups baseadas em tecnologia e em conhecimento e centros de competências de I+D+I.
Segundo Ricardo Rio, este projecto, que faz parte do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga, irá permitir a ligação do conhecimento produzido nas Universidades e no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) com diversas entidades de vanguarda, de componente tecnológica e de inovação.
“O Innovation Arena é um conceito que está a ser gerido pelo município em colaboração estreita com a InvestBraga, a Universidade do Minho e o INL. Sendo este um projecto central, temos a certeza que será um pólo de criação de emprego na região”, explicou o autarca, na reunião onde marcaram também presença Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, António Cunha, reitor da Universidade do Minho, e o eurodeputado social-democrata José Manuel Fernandes.
O Innovation Arena, a ser localizado no enquadramento entre o campus de Gualtar da Universidade do Minho e o INL, pretende ser um cluster de base em tecnologia de referência que potencie a competitividade nacional e internacional.
Com este projecto, Braga quer criar condições para que as empresas possam desenvolver novos produtos, tecnologias e serviços inovadores e competitivos nos mercados globais. Além de apoiar ideias, projectos e negócios inovadores, o projecto visa fomentar a valorização, o desenvolvimento e a transferência de conhecimento, de tecnologias e de competências.
BRAGA ENTRE AS MELHORES
Para o Comissário Europeu “Braga está hoje entre as cidades com melhor qualidade de vida da Europa e onde os cidadãos demonstram um grande nível de satisfação em domínios como a saúde, a educação e a habitação”.
Segundo Carlos Moedas, “a vontade de fazer” que a cidade tem demonstrado, é essencial ao nosso país, nesta fase de recuperação económica.
“Vejo no Minho e, particularmente em Braga, uma grande vontade de atrair mais investimento, público e privado. Cada vez que uma nova empresa, a Europa dá mais um passo”, concluiu.