A engenheira florestal Marinha Isabel Esteves, autarca em Terras de Bouro, é a nova 2.ª comandante distrital de Braga do Serviço Nacional de Protecção Civil. Marinha Isabel Martins Rodrigues Esteves, de 42 anos, é a primeira mulher a assumir um lugar de comando dentro da Protecção Civil Distrital de Braga. A engenheira florestal, com 42 anos, é a segunda secretária da Assembleia Municipal de Terras de Bouro, tendo sido eleita na lista do Partido Socialista.
Natural de Vilar da Veiga, a maior freguesia de Terras do Bouro, Marinha Esteves é também a responsável pelo Agrupamento de Pedra Bela do Corpo Nacional de Escutas.
Por decisão do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, Martinha Isabel Esteves iniciará funções a partir de Janeiro. Esta engenheira florestal ocupa um lugar ocupado até há dois meses e meio pelo arquitecto Vítor Azevedo, que por concurso passou a responsável pela Protecção Civil na Câmara Municipal de Braga.
Comandante vindo das Taipas
Entretanto, o novo comandante distrital da Protecção Civil de Braga será Hermenegildo Abreu, o actual comandante dos Bombeiros Voluntários das Taipas.
Hermenegildo Abreu, de 46 anos, tem uma experiência de comando desde 2001, então como segundo-comandante na Vila das Taipas, tendo assumido em 2009 o lugar de comandante.
A nomeação de Hermenegildo Abreu deve-se ao facto de Hercílio Campos atingir no final deste mês o limite de idade.
JG (CP 2015)