O eurodeputado José Manuel Fernandes destacou esta quinta-feira em Vila Cova, Barcelos, a importância do reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido nas escolas nos meios rurais.
“São os primeiros agentes promotores da coesão social e territorial”, destacou o eurodeputado social-democrata, num convívio na Escola Básica Integrada de Vila Cova e que juntou professores e funcionários em época natalícia.
Aludindo aos resultados obtidos pela escola – que lidera o ranking nacional ao nível do índice de promoção do sucesso –, José Manuel Fernandes sublinhou a satisfação por ver reconhecida a excelência do trabalho de todos os agentes desta comunidade escolar.
O trabalho de “proximidade e do humanismo” no processo de aprendizagem foram destacados por José Manuel Fernandes para o sucesso da escola, onde reconheceu um ambiente de alegria, satisfação e orgulho nas pessoas que ali trabalham e diariamente convivem com centenas de alunos, desde o primeiro ciclo até ao secundário.
“É visível o brilho nos olhos em cada um de vós, neste ambiente de proximidade e grande comprometimento com a escola”, frisou José Manuel Fernandes, numa iniciativa que contou com as presenças da vice-presidente da Câmara de Barcelos, Armandina Saleiro, e do vereador Mário Constantino.
José Manuel Fernandes enalteceu ainda o trabalho de excelência dos professores, muitas vezes injustiçados pelo não reconhecimento, por parte dos sucessivos governos, da mais-valia e importância do seu papel na construção de uma sociedade mais desenvolvida, inclusiva e capaz.
A Escola Básica Integrada de Vila Cova lidera o ranking nacional do índice de promoção do sucesso dos alunos – que se destina a premiar o trabalho das escolas nos contextos sociais mais complicados, cruzando a avaliação externa dos alunos com a avaliação interna, tendo em conta outro tipo de factores como a evolução dos alunos e a taxa de retenção. Este indicador analisa a evolução de alunos com características semelhantes nas diferentes escolas, tendo por base as classificações obtidas nas provas do 9.º ano.
Também nas novas tecnologias a EBI de Vila Cova tem-se destacado, desenvolvendo o projecto de Escola Virtual, que já valeu dois prémios – um de 15 mil euros da Fundação Calouste Gulbenkian e outro de 20 mil euros do Montepio –, que permitem a instalação da Sala do Futuro, que está em construção e funcionará num modelo de ensino interactivo e digital.