Um grupo de associados da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde pondera a apresentação de uma queixa no Ministério Público contra Carlos Braga, o actual presidente da instituição. Questionam “contrato”» com actuais e ex-operacionais e “alguns actos de gestão”, mormente a não renovação da comissão de serviço do actual comandante Alberto Lomba. Este termina oficialmente funções a 07 de Janeiro de 2017.
“O presidente está sempre a questionar os actos dos outros e nunca ninguém teve a coragem de questionar os actos de gestão de Carlos Braga”, assinala António Mota, ex-dirigente, um dos associados que assume publicamente “ruptura com os (des)mandos do presidente”.
É um dos associados que se propõe colocar uma queixa no Ministério Público contra Carlos Braga, a par de um outro grupo mais alargado que fez chegar esta posição ao jornal O Vilaverdense.
Aliás, o grupo que hoje fez chegar esta posição revela ainda a intenção de fazer “ecoar a indignação” na próxima assembleia-geral da instituição, marcada para a próxima quarta-feira, dia 28 de Dezembro, às 20h30. Uma reunião magna que tem como principais pontos da ordem de trabalhos a apresentação do Plano de Actividades e Orçamento para 2017.
Confrontado com esta posição, Carlos Braga não reagiu, remetendo para mais tarde qualquer resposta. “Não sei do que me acusam, nem de que falam, pelo que não respondo sobre o que desconheço”, rematou.
LOMBA FOI ‘GOTA DE ÁGUA’
Ao que o jornal O Vilaverdense apurou, a ‘gota de água’ terá sido mesmo a decisão de não prorrogar o contrato com o comandante Alberto Lomba, que – oficialmente – cessará funções a 07 de Janeiro.
A contestação à não renovação já foi apresentada pelo comandante cessante e é muito provável que o processo possa seguir para instâncias superiores. A Comissão Arbitral – constituída pelo presidente da AG e representantes da Liga dos Bombeiros e da ANPC – terá uma palavra importante no desfecho imediato do processo. O que não impede o recurso de Alberto Lomba para outras instâncias.
Carlos Machado Silva (CP 3022)