O caso da ambulância dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde que transportou a equipa de apresentadores do programa ‘Somos Portugal’ da TVI, e que tanta tinta fez correr ainda não chegou ao fim, apesar do relatório da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que aponta para a existência de duas infracções. O processo está agora nas mãos do INEM.
Segundo o Correio da Manhã, citando a Lusa, a ANPC concluiu que foram cometidas duas infracções por terem sido accionados os sinais sonoros e por ter violado a lei que determina leitura que “as ambulâncias têm de estar afectas exclusivamente à actividade de transporte de doentes”.
A ANPC determinou ainda o uso da ambulância para efectuar o transporte para o programa televisivo (integrado nas ‘Festa das Coheitas) a 9 de Outubro passado, foi o vice-presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Paulo Renato Rocha, embora não tivesse competências para tal.
ANPC considera que foi cometido um ilícito a que corresponde uma contra-ordenação, cujo processamento compete ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
FG (CP 1200)