A Delegação Regional do Minho da DECO alerta os consumidores para “práticas comerciais, enganosas e agressivas” de funcionários de empresas comercializadoras de energia e gás.
Em comunicado às redacções, a delegação minhota da associação de consumidores, como sede em Viana do Castelo, adianta que tem recebido reclamações de utentes, que foram entretanto comunicadas à ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
A DECO relata que os comerciais se apresentamna casa dos consumidores sem identificarem a empresa que representam, solitando a análise das faturas de electricidade e gás, alegadamente com o propósito de verificar se os valores cobrados estão correctos.
“Noutras situações referem que os contadores serão obrigatoriamente substituídos por contadores inteligentes e que necessitam de uma autorização escrita por parte do consumidor para proceder à referida substituição”, denuncia a associação.
“Quer numa, quer noutra abordagem, os consumidores são levados a assinar contratos com empresas comercializadoras de energia e gás diferentes da empresa que lhes presta os serviços, mas com o seu total desconhecimento, pois o consumidor não é informado de que se trata de um novo contrato, sendo convencido de que a assinatura é uma mera formalidade”, explica.
A DECO Minho alerta para a importância de ler atentamente todos os documentos antes de assinar e, se necessário, solicitar a ajuda de um familiar ou amigo na sua análise e compreensão, lembrando que quem for alvo deste tipo de práticas que dispõe de um prazo de 14 dias a contar da data da assinatura do contrato para proceder à sua resolução, devendo para o efeito remeter carta com aviso de recepção para a entidade em questão.
A DECO Minho pode ser contactada na Av. Batalhão Caçadores 9, nº 279, 4900-341 Viana do Castelo, pelo e-mail deco.minho@deco.pt ou através do telefone 258 821 083.