Madrid activa esta quinta-feira pela primeira vez na história da cidade o ‘Cenário 3’ do protocolo de contaminação do ar. A cidade está demasiado poluída e por isso só circulam metade dos carros.
A Comunidade Autónoma de Madrid, anunciou a activação da fase 3 do protocolo municipal por alta contaminação de dióxido de nitrogénio (NO2) na cidade, o que dita que em dias ímpares só circulem carros com matrículas terminadas em números pares e em dias pares o inverso.
Só os carros com ‘zero emissões’ de poluentes, híbridos, a gás, de pessoas com mobilidade reduzida e motorizadas e os transportes públicos poderão circular independentemente da terminação da matrícula.
A medida entra em vigor às 6h30 da manhã e estende-se até às 21 horas.
A cidade já tinha limitado a circulação na auto-estrada M30, que circunda o interior de Madrid, a 70 km/h para diminuir a emissão de poluentes.
De acordo com os regulamentos, a fase 3 do protocolo de contaminação é accionada quando as estações de medição detectam mais de 200 microgramas de NO2 por metro cúbico de ar durante duas horas consecutivas.
Se nos próximos dias os níveis de poluição aumentarem e ultrapassarem os 400 microgramas de NO2, o que não é expectável, poderá ser accionada a fase 4 do protocolo de contaminação do ar.
Quem infringir as regras, arrisca-se a uma multa de 90 euros que é reduzida para 45 euros se for paga a pronto.
FG (CP 1200) com Lifestyle