A Liga Portuguesa Contra o Cancro acaba de lançar uma nova campanha, onde reforça a importância da Linha Cancro e as novidades introduzidas neste serviço. Este ano, a Linha Cancro passa a ser gratuita e a oferecer apoio jurídico.
Criada em 2008, a Linha de Apoio à Pessoa com Cancro tem como objectivo informar e apoiar os doentes e a sua família.
Com uma média de 2.000 chamadas e de 1.200 emails por ano, os profissionais da Linha respondem a questões relacionadas com a doença oncológica, os direitos dos doentes, apoio psicológico e apoio social.
A Linha Cancro está disponível, durante a semana, das 9 às 18 horas, através do número gratuito 800 100 100, pelo email linhacancro@ligacontracancro.pt e, em alternativa, é também possível deixar as questões online, através do formulário no site da LPCC.
Em 2016, a Linha Cancro recebeu mais de 1.700 emails e mais de 1.500 chamadas, realizadas na maioria por mulheres (74%).
Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria continuam a ser os distritos que mais utilizam a Linha e, por norma, são os próprios doentes (51%) e os familiares / amigos (34%) que procuram apoio através deste serviço.
As questões mais colocadas aos profissionais da Linha prendem-se com os direitos gerais da pessoa com cancro, acções de rastreio, informação sobre a doença, centros de tratamento e apoio psicológico.
Em termos de patologia, muitos dos telefonemas e emails recebidos estão relacionados com o cancro da mama, estômago, cabeça e pescoço, melanoma e pulmão.
Embora o número de chamadas e emails recebidos tenha diminuído relativamente a 2015, continua a verificar-se um pico de actividade em Janeiro, nos meses de verão e no final do ano.
Fonte: Lifestyle