A Inclusão dos Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela como Património Mundial da UNESCO é um dos objectivos a que se propõe os novos órgãos sociais da Associação Espaço Jacobeus (AEJ) que este sábado tomaram posse, em Braga, para o período 2017-201.
“A Associação Espaço Jacobeus tem e terá que fazer ver que o Caminho de Santiago é um Património, sendo muito mais do que um ‘produto turístico’. O Caminho é, essencialmente, uma jornada espiritual de partilha, universalidade, convivência e respeito entre povos, géneros, raças e etnias”, refere a AEJ em nota à imprensa.
Fomentar o culto e a peregrinação do Apóstolo São Tiago Maior em Compostela, estreitando relações com a Archicofradia Universal del Apóstol Santiago, é, a par, da preparação e informação continuam a ser os grandes objectivos.
A AEJ é constituída, actualmente, por cerca de 500 associados. Tem, também hoje, um âmbito nacional, estando representada por delegações, desde o Algarve ao Minho, do Portugal Continental às ilhas. É a associação jacobeia portuguesa com maior representatividade.
FG (CP 1200)