A Juventude Cruz Vermelha Portuguesa, sediada em Braga, apresenta esta quarta-feira no Centro de Juventude do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Lisboa, o projecto Play4Change e a ferramenta EuropAlien.
No âmbito do projecto Play4Change, financiado pelo programa Erasmus +, a Juventude Cruz Vermelha Portuguesa criou o jogo EuropAlien, ferramenta pedagógica para a reinserção e inclusão social de jovens vulneráveis. Consiste num jogo de estratégia, implementado ao longo de 10 sessões, tendo por base as 8 prioridades da Estratégia da União Europeia para a juventude: educação, emprego, criatividade e empreendedorismo, saúde e desporto, participação, inclusão social, voluntariado e juventude no Mundo.
O propósito desta ferramenta é trabalhar e envolver os jovens com menos oportunidades, incluindo jovens institucionalizados em centros de detenção e/ou jovens em situações de vulnerabilidade.
De acordo com o coordenador do projecto, Tiago Costa, da Juventude Cruz Vermelha, “os resultados decorrentes da implementação da ferramenta educativa criada no âmbito do projecto Play4Change, são uma clara evidência do impacto positivo que as metodologias de educação não-formal podem alcançar na intervenção com jovens vulneráveis, tendo por objectivo último a sua reinserção e inclusão social”.
O projecto Play4Chance representa o culminar de um trabalho em equipa que se desenvolve desde Setembro de 2015 nos Centros Educativos da Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, com o objectivo de criar uma ferramenta pedagógica para a intervenção junto de jovens vulneráveis.
Direcção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais e do programa Revive+ da Cruz Vermelha Portuguesa, e com o envolvimento da Haus den offen Tur (Alemanha) e Studio Progetto (Itália), organizações internacionais que também desenvolvem o seu trabalho com jovens vulneráveis.
FG (CP 1200)