O Fundo Ambiental disponibilizou cerca de 32 milhões para os projectos definidos pelo Ministério do Ambiente, como o Plano Piloto da Peneda Gerês ou o novo sistema de bilhética do Andante, a implementar já em 2017.
Para o apoio a novos projectos, estão previstas verbas no valor de 47 milhões de euros, de acordo com o despacho do Ministro do Ambiente que define as orientações estratégicas do Fundo Ambiental, já publicado em Diário da República.
O mesmo fundo prevê ainda cerca de 15 milhões de euros para financiar candidaturas em diferentes áreas, nomeadamente a aquisição de veículos eléctricos pelos serviços ambientais municipais, o apoio à transição para uma economia circular ou a sensibilização ambiental.
O Fundo Ambiental, previsto no programa do XXI Governo Constitucional, “constitui o veículo financeiro para apoiar o investimento na área do ambiente, garantindo assim o cumprimento dos objectivos assumidos a nível internacional para o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas”.
Este fundo dispõe de um valor total de 154 milhões de euros e vem substituir o Fundo Português de Carbono, o Fundo de Intervenção Ambiental, o Fundo de Protecção dos Recurso Hídricos e o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade.