As temperaturas vão continuar a baixar pelo menos até à próxima quinta-feira, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para os concelhos do Vale do Cávado e Homem, as mínimas rondarão, de acordo com as previsões do IPMA entre os 2 graus e os zero graus. Já a temperatura máxima não ultrapassa os 13 graus, à excepção da próxima sexta-feira que pode chegar aos 16 graus, em Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro.
ARS NORTE REFORÇA CONSELHOS
Entretanto, o Conselho Directivo da ARS Norte veio a púbico reforçar os conselhos que nos últimos dias tem vindo a divulgar e que vão no sentido de que as pessoas – essencialmente as mais vulneráveis – se abriguem do frio vestindo agasalhos apropriados, que consumam bebidas quentes – por exemplo chá – que só utilizem lareiras e outros meios produtores de monóxido de carbono se estes reunirem as condições de segurança exigíveis e desde que se verifique circulação do ar no local onde os mesmos se encontrem instalados.
O Conselho Directivo apela ainda para, no caso de existência de sintomas que possam indiciar suspeita de constipação ou mesmo gripe (tosse, febre, dores musculares, outros), que o primeiro contacto a efectuar seja sempre a Linha de Saúde 24 – 808242424 – o número que o liga à Saúde – ou o recurso ao Centro de Saúde da área de residência que, desde que a procura o justifique, funcionará em horário alargado e com os recursos humanos (médicos e enfermeiros) indispensáveis de modo a que a procura não fique sem resposta.