A Câmara realizou mais uma sessão da iniciativa ‘Conhecer para melhor Promover’, uma iniciativa dirigida aos profissionais e empresários de turismo do concelho. Desta feita, programa desafiou os profissionais e empresários do sector a conhecer melhor o Estádio Municipal.
A iniciativa contou com a participação de cerca de duas dezenas de interessados das mais variadas áreas de actuação, desde hotelaria, transportes, guias turísticos e restauração. A visita visou “aprofundar o conhecimento sobre espaços de interesse de Braga, mas também proporcionar networking entre os vários empresários e colaboradores, passando também por um estreitar do relacionamento com os responsáveis pelos espaços visitáveis no sentido de, posteriormente, articularem visitas e pacotes a oferecer a quem nos visita”, explicou António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara.
Este é o palco dos jogos do principal clube do concelho e entendemos que também deve ser explorado como activo turístico”, referiu António Barroso, acrescentando que este equipamento “deve ser valorizado não apenas a sua imponência física mas também pela história, memória e palmarés do Sporting Clube de Braga que está presente no seu museu aqui instalado”.
Segundo o responsável, o estádio “é um dos pontos que o município pretende valorizar atendendo à sua relevância colocando-o nos roteiros da arquitectura e engenharia contemporâneas”, referiu.
António Barroso enfatizou que a iniciativa ‘Conhecer para melhor Promover’ vai continuar a ser dinamizada, considerando-a “muito importante para o reforço da notoriedade e promoção das riquezas que Braga oferece, mas sobretudo para que os vários agentes ligados ao turismo se conheçam, estabeleçam e reforcem ligações entre si, originando maior promoção do concelho, poupança de recursos, incremento de turistas e de impacto económico em Braga e em toda a região envolvente”.
Através das visitas guiadas ao Estádio Municipal promovidas pelo Sporting Clube de Braga, é possível descobrir e apreciar os espaços onde os ‘Guerreiros do Minho’ se preparam para “as grandes batalhas’, “bem como ver de perto todas as conquistas do clube que tantas alegrias traz à cidade”. A visita permite ver o museu, a zona mista, o relvado, balneários, vista panorâmica, área vip e sala de imprensa.
Projectado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura (Prémio Pritzker em 2011) e pelo engenheiro Rui Furtado, este equipamento possui uma lotação de cerca de 30 mil lugares, contando com duas bancadas laterais, sendo os topos constituídos por parte da antiga pedreira da encosta do Monte Castro e por uma vista única para o vale do Rio Cávado. A cobertura do Municipal de Braga, em betão e com mais de 65 cabos de aço, assume como referência estilística ‘as pontes construídas pela civilização Inca’, no Peru, permitindo uma grande exposição à luz natural.