Nos últimos três anos, Braga registou um acréscimo de 41% nas dormidas, 34 % de hóspedes e 25 % de aumento de número da camas disponíveis. Os dados foram avançados esta segunda-feira por Ricardo Rio, citando dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística referentes ao sector do turismo.
De acordo com aqueles números, a Cidade dos Arcebispos registou, entre 2013 e 2015, mais de 400 mil dormidas, um número que, segundo o presidente da Câmara Municipal, reflecte um “crescimento turístico sustentado”, através da “consolidação de mercados tradicionais, como o Europeu, mas também a abertura crescente à América e à Ásia”.
“A capacidade média subiu cerca de 8% na hotelaria e registou-se um aumento de 2.700 euros por ano no valor dos proveitos por aposento, uma subida significativa que serve de estímulo aos agentes económicos locais, que são os que mais benefício têm tirado deste fenómeno turístico que Braga está a registar”, sustentou Rio, no final da reunião do executivo desta segunda-feira.
O autarca destaca o contributo dado pelo Parque de Campismo de Braga que, em 2016, “voltou a atingir números recordes”, registando um aumento do número de campistas, de dormidas e, consequentemente, da receita.
“A par da promoção turística enquadrada em iniciativas conjuntas de âmbito regional e nacional, Braga tem vindo a prosseguir com uma estratégia própria de que é exemplo o contacto com o corpo diplomático que tem permitido chegar a muitos operadores e a captar cada vez mais turistas”, afirma Rio.
“Na semana passada, tivemos a finalizar contactos com os responsáveis da cidade chinesa de Shenyang, no Norte da China, para formalizar um acordo de parceria e de geminação onde a dimensão turística terá um papel relevante no sentido de começarmos a receber cada vez mais turistas daquele país”, adianta o autarca.
FG (CP 1200)
.