Foi um verdadeiro espectáculo de música clássica (erudita) que teve lugar este domingo ao final da tarde, na igreja paroquial de S. Lázaro, integrado num Concerto de Reis.
A organização do evento esteve a cargo daquela paróquia e contou com o apoio da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto.
Mais de uma centena de espectadores deliciaram-se com interpretações de sopranos e tenor de temas clássicos, passando por Vivaldi, Piccini, Haydn, Mozart, Rossini, Mendelssohn, Gounod, Brahms, Bizet, Grieg, Tosti e Léhar.
Todos os protagonistas pertencem ao grupo Minho Vocal Studio, grupo este que é orientado pela reconhecida e famosa soprano a nível mundial Elisabete Matos, por Dora Rodrigue e pelo pianista João Lima.
A elevada qualidade artística e expressão dramática levada a cabo pelas sopranos e tenor arrancou entusiásticos aplausos da plateia. Foi um espectáculo único.
Elisabete Matos vibrou intensamente com a actuação dos seus “meninos” a partir do seu lugar do público.
Deram alma ao evento as sopranos Paulina Sá Machado, Ana Isabel Carvalho, Marta Magalhães, Liliana Lopes, Daniela Rego, Michele Tomaz, Maria José Fonseca, Mariana Sousa e Ana Sofia Vintena. O tenor era Manuel Felgueiras e à viola d’arco esteve Francisco Lourenço.
Roberto Mariz, pároco de S. Lázaro agradeceu a presença de todos no espectáculo e referiu os 50 anos da primeira pedra da actual igreja da freguesia de S. Lázaro.
Por seu lado, João Pires, presidente do executivo da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto, agradeceu igualmente a presença de todos no evento, referindo os grupos que passaram por aquela igreja na realização de iniciativas similares. O autarca agradeceu também a presença do executivo que lidera, à paróquia e também à Minho Vocal Studio.
Elisabete Matos e Dora Rodrigues tomaram também a palavra para agradecer à paróquia o convite formulado. Apesar da sua grandeza artística, Elisabete Matos salientou que “a arte é de todos, incluindo a arte da música e as experiências ensinam-nos a ser humildes”.