A valorização do património histórico, das tradições e a promoção da actividade económica de raiz artesanal exigem inovação para responder às exigências de um mercado que vez mais atento ao Mês do Romance, que a autarquia de Vila Verde promove até 5 de Março
Esta a foi a mensagem que António Vilela, presidente da autarquia vilaverdense, e Júlia Fernandes, vereadora da Cultura, deixaram, esta sexta-feira, na inauguração em Braga da mostra ‘Namorar Portugal’, patente a 17 de Fevereiro no Posto de Turismo.
“A marca Namorar Portugal, que tem nos Lenços de Namorados, o seu ícone, é um desafio constante ”, diz Vilela, referindo que o trabalho de inovação que os parceiros privados tiveram na produção de artigos inovadores, quer na área da cosmética, da moda e acessórios quer no sector agro-alimentar visa responder às exigências de um mercado cada vez mais atento à marca.
“Se os mercados exigem é porque os nossos produtos são valorizados”, sublinha o autarca,
As novidades (entre outras) apresentadas na Cidade dos Arcebispos dirige-se sobretudo aos apreciadores de assessórios de moda: joias em estanho, prata, ouro rosa e amarelo. Todos eles inspirados nos Lenços de Namorados de Vila Verde.
“Os nossos parceiros tem uma criatividade imensa que vai ser mostrada por todo o país”, elogia Júlia Fernandes
António Barroso, do Gabinete da Presidência da Câmara de Braga, o anfitrião, salienta que o Mês do Romance “já marca agenda cultural” da cidade, além de que dinamiza e desenvolve o turismo de toda a região.
“Um território – como o Minho- que valoriza a sua história e as suas tradições faz delas uma âncora para o futuro”, frisa Vilela, referindo que dos objectivos deste evento, que este ano cumpre a sua 8.ª edição, é cimentar um roteiro turístico-cultural, que ultrapassa as fronteiras do concelho vilaverdense, beneficiando toda a região.
O Mês do Romance, que a partir desta sexta-feira se prolonga por mais 38 dias, engloba 80 iniciativas, 52 parceiros, e promete afirmar “Vila Verde como um destino onde o amor acontece”.
FG (CP 1200)