As ‘Bonecas Namoradeiras 2107’ foram este sábado apresentadas em Braga, pela ‘Pó de Arroz’, evento integrado na programação do Mês do Romance.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, bem como a vereadora que é o rosto da ‘Namorar Portugal’, Júlia Fernandes, estiveram na Associação Comercial de Braga no que é já o quarto produto apresentado desde esta sexta-feira, num total de mais de 80 iniciativas, a decorrer durante 38 dias consecutivos.
Júlia Fernandes destacou as promotoras dos produtos Pé de Arroz, “a Ana e Amélia, de Amares, que todos os anos nos têm surpreendido com as novas criações e nós já vamos no quarto ano consecutivo de parceria com ambas”.
António Vilela destacou que quatro apresentações no espaço de dois dias, já por si “denotam bem a dinâmica desta iniciativa”, o Mês do Romance e este Namorar Portugal, “que são uma marca de referência em todo o país e até a nível internacional, dinamizando e constituindo âncoras de crescimento e de desenvolvimento económico, com a afirmação do território de Vila Verde”.
Segundo o presidente da edilidade vilaverdense, “o nosso objectivo é colocar os produtos em vários mercados, designadamente nos internacionais, mas, no entanto, o que mais nos move é proporcionar aos mais de 60 parceiros», do Mês do Romance e da Namorar Portugal, “a saída para os seus produtos”.
INOVAÇÃO CONSTANTE
De acordo com António Vilela, “todos correspondem e temos parceiros que já inovam, sempre com produtos novos, há mais de dez anos, desenvolvendo produtos que conquistam os mercados, superando-se a si próprios, com uma constante criação e produção, com o mercado a exigir-lhe mais criatividade”.
António Vilela salientou que a Namorar Portugal “cresce todos os anos e de uma forma sustentada”, exemplificando que “além daqueles que começaram connosco, temos marcas como a Vista Alegre, a Lameirinho e a Sanjo, sendo todos os nossos parceiros muito importantes, para a criação de linhas novas”.
“Para o município de Vila Verde o mais importante não é o retorno directo, mas sim a visibilidade que se cria e afirmar o território de Vila Verde, como querendo conquistar o seu espaço, permitindo assim a criação de dinâmicas económicas associadas a este produto, Namorar Portugal, potenciando-se o artesanato e outros produtos associados ao mundo rural, como as compotas, as geleias e o próprio mel, enfim os produtos transformados da agricultura”, refere o autarca.
DINÂMICAS VILAVERDENSES
Para António Vilela, “estas dinâmicas ajudam assim as próprias famílias de e pequenas famílias a crescerem, criando os produtos com a marca Namorar Portugal, para ganhar notoriedade, com crescimento directo e indirecto, pois os produtos percebem ter vantagens em associar-se à nossa marca, criando assim uma espécie de rede, que funciona muito bem, trazendo um benefício grande para todos, desde aqueles que trabalham directamente para a Namorar Portugal, mas ainda para os que trabalham já a montante da nossa iniciativa”.
A sessão foi animada pelo Quarteto de Saxofones do Conservatório Calouste Gulbenkian, a anteceder e encerrar a apresentação das bonecas namoradeiras que decorreu na sede da Associação Comercial de Vila Verde, curiosamente, frente à loja da Pó de Arroz, na Rua D. Diogo de Sousa, no centro de Braga.
Joaquim Gomes (CP 2015)