Em pouco mais de 24 horas o processo da requalificação da EN 101 está “definitivamente” resolvido. Às queixas do presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e do PSD, o líder local do PS responde: “Acabei de ter a garantia do Governo, através do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme Oliveira Martins, que a data para a requalificação da EN 101 será antecipada para Junho-Julho deste ano. É uma excelente notícia para Vila verde”.
Em nota enviada à nossa redacção, Morais anuncia que “o concurso da obra será lançado em Junho/Julho e a obra iniciará findos os prazos legais que o concurso estabelece”. O vereador socialista refere que “a garantia foi-nos hoje [quinta-feira] dada em Lisboa pelo senhor secretário de Estado das Infraestruturas, numa reunião proporcionada pelo coordenador dos deputados do PS pelo Distrito de Braga, Joaquim Barreto, em que estiveram presentes os presidentes da Junta de Soutelo, Filipe Silva, e da Loureira, Pedro Dias”.
Para o líder socialista local, “esta é uma vitória dos vilaverdenses. É uma conquista de toda uma população que durante anos reivindicou, com toda a justeza, a obra. É a nossa terra que está de parabéns por ver concretizada uma das suas aspirações”.
E lança algum ‘fogo’: “é fundamental que os políticos percebam quais são os interesses das populações e do Concelho e a partir daí tudo fazerem para encontrarem soluções para os problemas. Este é mais um exemplo do trabalho que o Partido Socialista tem feito junto do poder central e de diversos organismos com capacidade de decisão”.
HÁ MAIS DE 10 ANOS…
No comunicado, Morais assinala que “esta obra, que é uma reivindicação dos vilaverdenses há mais de 10 anos, é classificada como grande reparação e está orçada em mais de 1,5 milhões de euros. A intervenção terá impacto direto em várias freguesias do concelho e será de grande utilidade para todos os que transitam nesta via. Permitirá ter um trânsito mais fluído e ter um percurso mais seguro para o trânsito e para os peões. Será reparado o piso, serão feitos passeios, rotundas, passadeiras e outras estruturas de apoio à circulação de veículos e peões”.
ER 205
À margem, anuncia ainda que foi informado de que “está em projecto a grande intervenção” na ER205, uma obra orçada em 1.2 milhões de euros (mais IVA) que vai beneficiar o sul do concelho: a Vila de Prado e Cabanelas.
O PS de Vila Verde “continuará atento às carências do concelho e a trabalhar em soluções para as mesmas».
CMS (CP 3022)