O recém-criado Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica já está a funcionar no município de Vila Verde, às segundas e às sextas–feiras, das 10 às 16 horas, e no Espaço Cidadão/Loja do Munícipe na Vila de Prado, às terças–feira, das 10 às 16 horas.
Este Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica pretende proporcionar atendimento, apoio, protecção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica, actuando numa lógica de trabalho em rede, de forma a dar respostas de proximidade no apoio e intervenção multidisciplinar e especializada às vítimas.
A SOPRO – Solidariedade e Promoção iniciou, em 2016, o Projecto CHEGA, co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego – POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu – FSE, sendo a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) o Organismo Intermédio e em parceria com o Município de Vila Verde.
O CHEGA disponibiliza um leque de atividades relacionadas com estas problemáticas actuando em duas grandes vertentes: prevenção/sensibilização contra a Violência no Namoro e intervenção na Violência Doméstica, nomeadamente a criação de gabinetes de apoio.