A 20 de Fevereiro arranca, em Braga, um programa linguístico e cultural criado para aproximar pessoas. O ‘SPEAK’ é um projecto de partilha de línguas e culturas entre migrantes e locais, com o intuito de quebrar barreiras e promover o multilinguismo e a igualdade.
O método pressupõe uma troca cultural e linguística inovadora que junta portugueses e estrangeiros no mesmo espaço, dando-lhes oportunidade de aprenderem outro idioma ou ensinarem a sua língua.
É um projecto que complementa a oferta de serviços aos migrantes em Braga de uma forma bastante inovadora, uma vez que, além da aprendizagem da língua, promove a criação de redes de suporte, assim como a integração social de migrantes.
Os cursos no ‘SPEAK’ são diversificados e inspiradores. Ao longo deste processo de aprendizagem, os participantes conhecem o “outro”, aprendem e exploram interesses comuns, quebram preconceitos e equívocos e promovem ainda a compreensão e a cooperação. Além das aulas, há eventos sociais destinados a criar uma ligação entre os participantes e onde há espaço para o diálogo, festa e amizade.
O modelo do ‘SPEAK’ é simples e oferece duas experiências aos seus participantes: sessões de línguas e eventos de integração. Os eventos são gratuitos para todos e para os grupos de aprendizagem de língua são cobrados 25 euros por 18 horas de formação.
No entanto, quem está a ensinar no ‘SPEAK’ ou enfrenta dificuldades financeiras (sejam refugiados ou locais) o acesso a todos os cursos é gratuito.
As inscrições estão abertas a quem estiver disponível para aprender ou ensinar uma língua ou cultura, incluindo a do país onde reside. Para tal, deverá efectuar a inscrição online no site do projecto em: https://goo.gl/O4A7BS