A Amazónia. A sustentabilidade. A igualdade de género. Tudo misturado dá origem a um produto inovador, pioneiro, ecológico e novo na família ‘Namorar Portugal’. Com 40% de tecido feito de garrafa de plástico, a t-shirt ‘Namorar Portugal’ foi concebida em Belém do Pará, na ‘Amazónia Zen’, por Ely Ribeiro.
“Estava à procura de uma distribuidora da marca e vim em 2015 a Lisboa e Porto. Apresentaram os lenços dos namorados e fiquei logo encantada. Neste processo de internacionalização da ‘Amazónia Zen’, e depois de ter escolhido uma distribuidora portuguesa, mostrei o que tinha criado inspirado nos Lenços dos Namorados e falaram-me logo em Vila Verde”, explicou a brasileira na apresentação do seu produto.
Numa primeira fase, serão quatro modelos de t-shirts que estarão à venda, todos eles com uma história que entronca na essência dos Lenços dos Namorados, a partir de Abril mas não está descartada a hipótese de outras peças de vestuário engrossem esta linha de produtos. O processo produtivo é comandado sobretudo por mulheres «dando seguimento à preocupação de valorizar o género», referiu ainda a criadora brasileira.
Foram, precisamente, o carácter ecológico e a preocupação com a igualdade de género, os aspectos realçados pela Vereadora da Cultura, Júlia Fernandes. “Este é um parceiro que nos dá muito orgulho porque tem questões da igualdade de género e da ecologia com base. Vai ser um produto que irá conquistar o Mundo e nós estaremos disponíveis para ajudar no que estiver ao nosso alcance”.
P.A.P. (CP 9420)
Fotos: Luis Ribeiro