O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares considera o processo de averiguação em curso ao Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, “essencial” para que se esclareça os contornos que levaram à morte, um utente em Novembro passado
Em resposta à pergunta feita pelo Bloco ao Governo através da Assembleia da República, o Ministério da Saúde responde agora que o Hospital Nossa Senhora da Oliveira “procedeu à abertura de um processo de averiguações do qual se aguardam resultados”.
Segundo o parlamentar eleito pelo círculo de Braga esta investigação “é fundamental para o apuramento da situação e se retirem as conclusões devidas de modo a corrigir os erros cometidos neste caso, em particular, para se evitarem repetições de situações idênticas futuras”.
Para o BE “é fundamental a averiguação destes casos para garantir a qualidade do atendimento e prestação de cuidados do Serviço Nacional de Saúde ao qual está obrigado” e de “igual modo, também garantir a confiança dos utentes nos seus serviços”.
Em questão está o atendimento no dia 19 de Novembro, à noite, ao utente com as iniciais JGR que veio a falecer na madrugada de dia 20 de Novembro, já em casa. Nessa noite, pelas 21h30, o homem foi encontrado por amigos na via pública, na sequência de uma queda, em Guardizela, Guimarães. Foi levado pelos bombeiros para o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães onde foi atendido. Cerca de três horas depois de ter saído do hospital, JGR faleceu em casa.
FG (CP 1200)