Estão abertas as candidaturas para o Prémio de História Alberto Sampaio que se destina a galardoar um estudo de investigação científica, no âmbito da história económica e social portuguesa, ou no âmbito de outros domínios historiográficos associados ao legado de Alberto Sampaio.
Esta é uma iniciativa instituída na Academia das Ciências de Lisboa, pelos municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, cujo prazo de entrega dos estudos a concurso decorre até 31 de Maio.
O prémio, no valor de seis mil euros, é atribuído anualmente por um júri nomeado pela Academia das Ciências de Lisboa. Na edição de 2017 fazem parte do júri o professor José Luís Cardoso (Academia das Ciências de Lisboa), o professor Jorge Alves (Universidade do Porto) e o professor Jaime Reis (Universidade de Lisboa).
O regulamento do Prémio de História Alberto Sampaio, está disponível no site da Academia das Ciências de Lisboa, da Sociedade Martins Sarmento e dos Municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, onde podem ser consultadas as condições detalhadas de participação. O regulamento pode ser consultado no seguinte link: https://goo.gl/FnQ26f
A entrega do Prémio de História Alberto Sampaio 2017 tem lugar numa sessão pública, organizada pelo Arquivo Municipal de Alberto Sampaio, em Vila Nova de Famalicão, no dia 1 de Dezembro de 2017.