O encontro da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), realizado este sábado, em Braga, foi o palco da entrega do prémio ‘Personalidade’ a Joaquim Azevedo, professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa e membro do Conselho Nacional de Educação, onde tem efectuado um trabalho de excelência na direcção da Comissão de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Sistema Educativo.
A reunião que decorreu na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, surge após a participação do município bracarense na VIII Conferência Europeia das Famílias Numerosas, que teve lugar o ano passado em Riga, na Letónia, e no qual viu reconhecido o seu desempenho enquanto ‘‘Autarquia + Familiarmente Responsável’.
Ricardo Rio, presente na cerimónia, lembrando que Braga é actualmente considerada “uma cidade amiga das famílias”, destacou as medidas e as políticas sociais implementadas nos últimos anos e que têm motivado a sucessiva atribuição do título de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’, fazendo de Braga “um exemplo a seguir na política de apoio às famílias”.
A implementação medidas “familiarmente responsáveis” como a redução dos tarifários de água e saneamento, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar, não penalizando as famílias mais numerosas; a política generalizada de oferta de manuais escolares; o reforço dos apoios conferidos aos alunos de escalão A e B; o reforço no apoio ao transporte escolar ou o reforço do apoio nas refeições escolares, foram algumas das políticas destacadas pelo Autarca.
Os apoios às famílias, atribuídos pelo município abrangem também diversos benefícios fiscais como a comparticipação da taxa de IRS e a redução do IMI.
“Nos últimos anos temos desenvolvido projectos pioneiros e que estão as ser replicados a nível nacional. Criámos o projecto Pimpolho em colaboração com o Hospital de Braga que visa a prevenção da ambliopia aos alunos do pré-escolar e implementámos um programa de apoio à vacinação com a oferta da vacina contra o Rotavírus que não faz parte do plano nacional de vacinação”, referiu o autarca, lembrando ainda a existência do programa de saúde oral ‘Braga a Sorrir’, assim como os Cartões Sénior e Família Numerosa que conferem inúmeros benefícios aos seus aderentes.
“São muitos os bracarenses que diariamente beneficiam de uma melhoria evidente da sua qualidade de vida, fruto das medidas implementadas pelo actual executivo, e vamos continuar a efectuar todos os esforços para que Braga seja cada vez mais uma Cidade amiga das famílias e onde os mais jovens encontrem todas as condições para se fixar e constituir a sua vida”, concluiu Rio.