A EDP Distribuição anunciou que via investir este ano, em Braga, 3,3 milhões de euros destinados à expansão e remodelação da rede de Média Tensão, à automação e telecomando, assim como a construção de novos Postos de Transformação (PT) e a construção e remodelação da rede de Baixa Tensão, com vista a melhorar a qualidade de serviço do fornecimento de energia eléctrica.
O anúncio foi feito pelo director de Redes e Clientes do Norte, Mário Guimarães, durante a assinatura de um protocolo entre a distribuidora de energia e a Câmara de Braga, que visa a revisão do contrato de concessão das Redes em Baixa Tensão, que vai permitir a expansão e remodelação da Iluminação Pública, utilizando a nova tecnologia LED.
Parte substancial da verba de investimento será alocada à substituição de mais de 20 mil equipamentos de contagem residenciais pelos novos contadores inteligentes ‘Energy Box’. Estes equipamentos permitem a telecontagem, efectuar alterações de potência contratada, ligar ou desligar remotamente o contador, bem como a monotorização dos consumos por parte dos clientes.
Concluída esta operação, no final de 2017, a empresa prevê que cerca de 50 por cento dos seus clientes residentes em Braga, tenham as suas casas equipadas com os novos contadores inteligentes ‘Energy Box’.
Já o protocolo rubricado por Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, e pelo responsável da EDP Distribuição prevê a erradicação das luminárias de vapor de mercúrio, bem como outras luminárias degradadas, sendo substituídas pelo novo sistema LED, num total de 600 novas luminárias LED, em vários pontos da cidade.
FG (CP 1200)