Acaba de ser aprovada a candidatura submetida pelo Município de Amares ao POSEUR (Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), para extensão e fecho de sistemas de saneamento de águas residuais, informou fonte da autarquia. A intervenção cujo investimento total elegível ascende aos 3.366.759,41 euros será comparticipada em 85% pela União Europeia.
“Esta era uma intervenção muito necessária para o nosso concelho e esta candidatura vai permitir resolver uma lacuna que há muito tempo me preocupava, possibilitando cobrir toda a rede em baixa desde a freguesia de Figueiredo até Caldelas, o que me deixa muito feliz e com um sentimento de dever cumprido”, sublinha o presidente da Câmara, Manuel Moreira.
“Foi uma luta muito forte que travamos com o objectivo de fazer chegar este serviço de vital importância a uma parte muito significativa do nosso território que agora terá, sem dúvida, melhor qualidade de vida”, acrescentou.
A operação que deriva do eixo prioritário ‘Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos’ incidirá assim sobre o sistema de saneamento de águas residuais, através da construção de colectores e interceptores, construção de instalações elevatórias, acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida equipadas com painéis fotovoltaicos para auxiliar no funcionamento dos equipamentos, bem como, na construção de travessias no Rio Homem para proceder à entrega no efluente no emissário Cávado/Homem.