A Portugal Telecom (PT) lançou o seu serviço de fibra ótica na Póvoa de Lanhoso, abrangendo mais de seis mil casas. A expansão da rede da PT à Póvoa de Lanhoso enquadra-se no objetivo estratégico da PT de, até 2020, implementar fibra ótica em mais 3 milhões de casas e empresas.
Fonte da empresa adiantou que “a fibra ótica é potenciadora do desenvolvimento de uma estratégia de cidades inteligentes (smartcities)”.
Este nível de inovação – sublinha a PT – permite aos habitantes da Póvoa de Lanhoso terem acesso, em casa, a um conjunto de serviços: melhor qualidade de imagem com conteúdos HD; número ilimitado deTVs, sem necessidade de ‘set-top-box’ e internet com largura de banda garantida.
Nas empresas, as potencialidades da fibra ótica traduzem-se no acesso a soluções inovadoras, novos modelos de negócio com capacidade de otimização de recursos e expansão para novos mercados, assim como serviços integrados de telecomunicações e tecnologias de informação, ‘cloud computing’ – ‘computação na núvem’, segurança e ‘internet of things’ (internet das coisas).
Luís Moreira (CP 8078)