Ricardo Rio, encontrou-se esta quarta-feira com o Papa Francisco, no Vaticano, tendo participado na Cerimónia de ‘bacci-mano’ que marca as audiências gerais do Papa.
No encontro com o Papa Francisco, o presidente da Câmara de Braga falou da cidade e dos bracarenses, apresentando Braga, a Roma Portuguesa, como uma cidade de fé.
Consciente da impossibilidade da visita do Papa Francisco à cidade na sua próxima deslocação a Portugal, o autarca destacou “a vitalidade das manifestações religiosas e a mobilização dos bracarenses, na Semana Santa, no Presépio Vivo de Priscos ou nas múltiplas iniciativas que testemunham a devoção do seu povo”, e lembrou a sua história bimilenar, pelo omnipresente legado dos seus arcebispos, pela monumentalidade da Sé Catedral – ponto de partida de milhares de peregrinos rumo a Santiago -, do Bom Jesus do Monte, da Basílica do Sameiro, do Mosteiro de Tibães e de outros edifícios singulares
Ricardo Rio destacou, sobretudo, Braga como uma “cidade de fé no futuro”. “Pela sua juventude; pela sua diversidade cultural. Pelo seu espírito empreendedor, pela sua consciência solidária e humanista, pela valorização das famílias. No fundo, pela sua capacidade de fazer pontes entre culturas, religiões e gerações. De Braga para o Mundo”.
HISTÓRIA E INOVAÇÃO MARCAM OFERTA AO PAPA
Na ocasião, Ricardo Rio ofereceu ao Sumo Pontífice um livro digital, também sob o mote ‘Braga, Cidade de Fé’, onde se conjugam os principais recursos históricos e turísticos do concelho, a sua capacidade inovadora e tecnológica e o dinamismo, juventude e energia das suas gentes.
A oferta era composta por duas peças autónomas, encrustadas num formato de livro histórico.
No topo, um tablet onde se podem visionar dois vídeos. Um, sobre os recursos da cidade, a sua história, os seus monumentos, as suas principais iniciativas, a sua dinâmica cultural, desportiva e social, com destaque para o diálogo inter-geracional e a promoção da inclusão. O outro, com a compilação de ‘80 histórias de amor’, 80 pinturas, realizadas por crianças do Colégio João Paulo II, sobre a importância da família e dos avós em particular, comemorativas dos 80 anos de idade celebrados por Papa Francisco em Dezembro passado.
Na base, Francisco, recebeu das mãos de Rio, a, um nano-chip produzido e oferecido pelo INL – Laboratório Internacional de Nanotecnologia, na Cidade de Braga, onde consta uma das citações preferidas do Papa Francisco em várias dimensões.
A frase “Qual de vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? (LC, 15, 1-7), foi impressa no nano-chip em diversos tamanhos, no menor dos quais foram utilizadas letras nano-fabricadas em ouro, com 50 nm de espessura sobre Al2O3 com 100nm de espessura.