O candidato socialista às ‘Autárquicas’ de Vila Verde, José Morais, anunciou esta terça-feira ter recebido da parte do Secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira, a confirmação da assinatura do contrato de financiamento para requalificar o Regadio de Sabariz-Cabanelas.
O anúncio foi feito no seguimento de uma reunião proporcionada pelo deputado Joaquim Barreto, que além de José Morais e Luís Vieira, juntou o autarca de Prado, Paulo Gomes, e ainda Nuno Queirós e Aires Fumega em representação da freguesia de Cabanelas.
A intervenção, que contempla um “avultado investimento”, viu o contrato de financiamento do PDR2020 ser assinado no passado dia 25 de Janeiro, anunciou José Morais, após o encontro com o Secretário de Estado.
“Resta, por isso, apenas aguardar pela emissão do Titulo de Utilização dos Recursos Hídricos, por parte da ARH Norte, enquanto a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional prepara todo o processo para dar início ao procedimento de contratação pública para arranque da obra”, frisou.
Em comunicado, José Morais explica que a intervenção prevê a “renovação das redes de rega e caminhos do sub-bloco de Cabanelas e a construção de uma estação elevatória para permitir o fornecimento de água em pressão”.
“Trata-se de uma obra de vital importância para a manutenção de muitos caminhos agrícolas e para a área irrigada, permitindo a diminuição dos custos de exploração agrícola numa zona do concelho onde a agricultura é predominante. É mais uma vitória dos vilaverdenses. Uma conquista de todas as populações que durante anos reivindicaram, com toda a justeza, a obra”, considera Morais.
Na ocasião, o também vereador da Câmara de Vila Verde voltou a frisar a importância dos políticos locais “perceberem quais são os interesses das populações e do concelho e, a partir daí, tudo fazerem para encontrarem soluções para os problemas”.
“Este é mais um exemplo do trabalho que o Partido Socialista tem feito junto do poder central e de diversos organismos com capacidade de decisão. Vamos apresentar-nos a eleições com obra feita”, sublinhou.
O PS de Vila Verde “continuará”, segundo José Morais, “atento a outras carências do concelho e a trabalhar em soluções para as mesmas”.