A GNR) realiza, em todo o território nacional e até ao próximo dia 14 de Maio, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), a Operação Floresta Protegida, que consiste em diversas acções de sensibilização junto das populações, em especial das comunidades escolares, sobre a problemática dos incêndios florestais. A primeira realiza-se esta quarta-feira no Parque Nacional Peneda Gerês
Estas acções de sensibilização visam alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adoptar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal.
FOGOS EM NÚMEROS
Os registos da GNR de 2016 indicam que neste ano arderam mais de 161 mil hectares (mais 93 mil do que em 2015), tendo-se verificado, comparativamente com igual período de 2015: 16 515 ocorrências (menos 3 966), 7 580 crimes (menos 1 208), 21 detidos (menos 53), 2 095 contraordenações (menos 581) e 578 pessoas identificadas (menos 324).
De destacar que as três principais causas de incêndio foram: 33% por negligência, 36% por causas desconhecidas, 20% intencional e 10 % por reacendimento.
Em complementaridade com estas acções de sensibilização, numa fase subsequente, a Guarda realiza acções de fiscalização com o objectivo de “corrigir as situações de notório incumprimento face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível”.