No centro de Melbourne, Austrália, dez semáforos para peões vão passar a estar equipados com figuras femininas como parte de uma medida para reduzir o preconceito inconsciente.
Os sinais luminosos vão estar concentrados no centro da cidade, nomeadamente nas ruas Swanston e Flinders, durante doze meses, para testar a sua aceitação. A substituição de figuras masculinas por figuras femininas representa um passo na luta pela igualdade de género.
O Comité de Melbourne, a organização sem fins lucrativos responsável pela iniciativa e que compreende mais de 120 grupos comunitários e empresas, tem-se esforçado para aumentar a igualdade de representação de homens e mulheres nos cruzamentos, em todo o estado de Vitória, ao qual Melbourne pertence.
A iniciativa não representa qualquer custo para os contribuintes, uma vez que uma companhia eléctrica local suporta o custo como parte do seu patrocínio.
“A ideia é instalar semáforos com a representação feminina, bem como com a representação masculina, para ajudar a reduzir o preconceito inconsciente. Sabemos que Melbourne é a cidade com melhores condições de habitabilidade do mundo e gostaríamos realmente de a ver também conhecida como a cidade mais igualitária do mundo”, expressa Martine Letts, chefe executiva do Comité de Melbourne, ao jornal australiano ‘ABC’.
As opiniões sobre a iniciativa têm-se divido. Alguns habitantes, segundo adianta o jornal, não acreditam na positividade das consequências e acham a experiência um possível alvo de escárnio.
FONTE: Mood