Recitais, documentários, apresentações de livros, tertúlias, animação de rua, teatro, oficinas e exposições fazem parte do programa da ‘Poesia ao Centro’, iniciativa que arranca esta sexta-feira, e se prolonga até ao mês de Abril.
Organizado em parceria pelo município, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) e Rede de Bibliotecas Escolares, este é um programa que, além de comemorar o Dia Mundial da Poesia, que se assinala a 21 de Março, inclui um conjunto de actividades que visam “reflectir sobre as mais diversas manifestações de poesia e o modo como ela diz o mundo”.
Da extensa programação – que se inicia esta sexta-feira na BLCS, com a realização de uma oficina de escrita para crianças – destacam-se dois recitais. O primeiro, a decorrer a no dia 21, às 21h30, no Museu Nogueira da Silva, constitui um tributo a Fernando Pessoa. ‘Quando Vier a Primavera’ é o título deste projecto poético-musical em torno da obra do poeta português.
No dia 23, a BLCS recebe o recital ‘Entre nós e as palavras’, com Pedro Lamares, que assenta exclusivamente na poesia em língua portuguesa.
Um dos pontos altos da programação acontece entre os dias 20 e 24 com a ‘Poesia na Rua’. A par da “prescrição de receitas e comprimidos distribuídos pelo Ministério da Poesia nos hospitais, farmácias e centros de saúde”, esta actividade inclui, a 22, pelas 15 horas, na rua de S. Marcos, a ‘Poesia à janela’ com a participação de alunos do Curso Profissional de Artes do Espectáculo.