Ricardo Rio, inaugurou, esta sexta-feira, o novo Campo Polidesportivo das Parretas, cujo projecto foi um dos vencedores do Orçamento Participativo Jovem ‘Tu Decides!’ de 2016.
‘Desporto é nas Parretas: crescer e remodelar’ – assim se denomina o projecto ao qual foi atribuído cerca de 20 mil euros -, e que consistiu na requalificação espaço existente contíguo à EB1 das Parretas, no sentido de dotar o espaço de melhores condições para a prática desportiva, beneficiando não apenas os alunos daquele estabelecimento de ensino, como também os moradores do bairro e toda a comunidade envolvente.
O presidente da Câmara de Braga referiu que este “é um excelente exemplo da forma como o Orçamento ‘Tu Decides!’ lançado pelo município poderá funcionar a favor da comunidade e dos cidadãos”.
“A associação de moradores deu aqui um excelente exemplo no lançamento desta proposta e este projecto nasce com todo o mérito para esta comunidade. É de louvar o trabalho desenvolvido por esta associação que deverá ser hoje uma referência”, explicou Rio, adiantando que o Orçamento ‘Tu Decides’, assume-se, actualmente, como “um dos principais meios da participação cívica dos mais jovens na construção da cidade”.
“Esta é uma iniciativa que se tem pautado pela diversidade de projectos apresentados e por uma forte adesão dos jovens ao processo de votação. Tem sido orientação estratégica do município a inclusão da população como parte activa nas decisões em diversas áreas de intervenção municipal”, sustentou na cerimónia que contou ainda com a presença da vereadora do Desporto e Juventude Sameiro Araújo.
‘Tu Decides!’ é uma iniciativa desenvolvida pela autarquia, em articulação com Conselho Municipal de Juventude, com o objectivo de “aproximar os cidadãos mais jovens dos órgãos de decisão, promover o diálogo e participação de todos na definição das políticas públicas, assim como auscultar os jovens acerca dos projectos que gostariam de ver implementados na sua cidade”.
O ‘Tu Decides!’ dirige-se a jovens entre os 16 e os 35 anos de idades que, de forma individual ou colectiva, têm assim a oportunidade de submeter candidaturas de projectos especificamente desenvolvidos por jovens e, preferencialmente, tendo como público-alvo a população jovem.