O líder da Distrital de Braga do PSD, o vilaverdense José Manuel Fernandes desfaz todas as dúvidas: “António Vilela será o candidato do PSD nas próximas autárquicas”.
Em declarações ao jornal O Vilaverdense, Fernandes é claro: “a candidatura será aprovada esta sexta-feira na reunião da CP Distrital e não tenho dúvidas de que a Nacional vai homologar a sua recandidatura no dia 21 de Março. Todos sabem que a candidatura de António Vilela é muito forte e que ganhará em Vila Verde sem dificuldades”.
A poucos dias de mais uma reunião da Distrital laranja para aprovação “dos processos já fechados nas concelhias e com pareceres dos plenários locais”, Fernandes projecta os próximos passos.
Amares (Manuel Moreira), Terras de Bouro (Manuel Tibo), Póvoa de Lanhoso (Avelino Silva), Vizela (Jorge Pedrosa) e Vila Verde (António Vilela) são os processos já fechados, até esta terça-feira.
“Até lá [sexta-feira], ainda podem aparecer outros processos fechados, para aprovação da Distrital”, revela José Manuel Fernandes. “E esclareço que os prazos estão a ser cumpridos e dentro da normalidade”, vinca, notando que «o único processo que estava fechado até à data era o de Guimarães (André Coelho Lima), para além de que “em todos os restantes apostamos na recondução dos actuais presidentes», casos de Braga, Famalicão, Celorico, Esposende, Vieira do Minho. À margem, Barcelos “ainda está em curso, por exemplo”, bem como Cabeceiras de Basto e Fafe.
DISTRITAL E NACIONAL COM VILELA
Em Vila Verde, José Manuel Fernandes diz que “o processo é normal. Apostamos numa candidatura muito forte. António Vilela vai ser aprovado na Distrital e, não tenho dúvidas, que a Nacional vai homologar a sua recandidatura”.
Aliás, vinca que “não devem existir dúvidas quanto a isso”, mesmo depois do processo judicial que envolveu Vilela recentemente. “Não fazemos futurologia quanto a essas questões, mas uma coisa é certa: o processo político não se confunde com a Justiça”, vinca.
Para Fernandes, “ António Vilela é um homem sério. Aliás, todos os vilaverdenses reconhecem a sua seriedade, o empenho, o trabalho e a competência. Vamos separar as coisas: à política o que é da política e à justiça o que é da justiça. E note-se que foram levantadas suspeições sobre um processo que compete à justiça provar. Nem tudo o que parece é! Acreditamos na seriedade e competência do António Vilela”.
CANDIDATURA “MUITO FORTE”
José Manuel Fernandes diz perceber “todo este ruído em torno de António Vilela. Vamos deixar a Justiça fazer o seu trabalho e logo veremos”. Para Fernandes, “a nuvem interessa àqueles que sabem que Vilela ganhará as eleições sem dificuldades. É uma candidatura muito forte”.
Na sua óptica, “os adversários gostariam de ver Vilela fora da corrida eleitoral, mas não vão ter esse gosto. É o apetite daqueles que já foram do CDS-PP e do PSD… e agora são os novos socialistas de Vila Verde. Pelo percurso feito, nas próximas autárquicas (2021), não tenho dúvidas de que irão pelo Bloco de Esquerda!”.
Carlos Machado Silva (CP 3022)