“A minha vontade é que o presidente continue; quanto ao futuro, logo se vê”. É assim que o actual vice-presidente da câmara de Terras de Bouro, o socialista Luís Teixeira, reage ao facto de ser a mais forte hipótese do PS local para liderar a candidatura às autárquicas de 2017. A O Amarense e Caderno de Terras de Bouro, Teixeira diz que “é prematuro falar disso. Ainda temos presidente!”.
Teixeira mantém-se firme com Cracel, embora este já tenha anunciado publicamente a sua indisponibilidade para uma recandidatura. O actual vice-presidente, militante do PS e número dois do executivo municipal, é apontado pelos militantes socialistas locais como a primeira escolha para suceder a Cracel nas listas do PS.
“Ainda nada está definido, tanto quanto sei”, refere. «Nem sei se a Comissão Política já ponderou isso; vamos aguardar», remata, não enjeitando a hipótese de liderar a candidatura. «O que sei agora é que temos presidente e eu gostaria que ele continuasse», remata.
CRACEL RECONSIDERA?
Teixeira está ainda amarrado à ténue esperança de que Cracel vai recuar. Tanto mais que este último não fechou totalmente a porta, ao proferir a frase: “colocarei novamente a hipótese de me recandidatar se o candidato de um dos partidos com capacidade para vencer as eleições autárquicas for uma pessoa que andou vários anos a inventar e a construir teorias e profecias sobre mim, pondo em causa a minha dignidade e seriedade, sem qualquer envolvimento social digno de relevo, em quem não reconheço capacidade, competência e sabedoria para fazer mais e melhor do que eu tenho feito e ainda por cima assumirá uma candidatura na base da vingança e do conflito entre pessoas. Poderei perder as eleições autárquicas, mas não estendo a passadeira a quem não tem competências pessoais e sociais para desempenhar o cargo”.
O recuo dependerá apenas da ‘hipótese Tibo’ não se consumar. Uma vez que Manuel Tibo (o candidato preferido da distrital do PSD, que deve ser aprovado esta sexta-feira) é apontado como o ‘delfim’ – mesmo “predilecto” – de Joaquim Cracel.
Carlos Machado Silva (CP 3022)