A Procissão das Cinzas da Venerável Ordem Terceira de Braga é o tema da próxima sessão do ‘Braga à Lupa’, que se realiza esta quarta-feira, às 21h15, na sacristia da igreja dos Terceiros.
Organizada pelo município, o ‘Braga à Lupa’ é uma iniciativa integrada no programa ‘À Descoberta de Braga’ e desafia a população a descobrir e a reflectir sobre um aspecto “desconhecido e aliciante” da cidade.
A próxima sessão tem como convidados José Sousa Ribeiro (Universidade do Minho) e Rui Ferreira (Câmara Municipal de Braga). As inscrições são limitadas, devendo ser efectuadas através do e-mail cultura@cm-braga.pt.
A Procissão das Cinzas costumava marcar o arranque da Quaresma em Braga. Desaparecido do quotidiano da cidade há mais de um século, este préstito marcava o início da Quaresma com um imponente cerimonial público proveniente da igreja dos Terceiros, onde desfilavam centenas de corporações religiosas carregando andores e lanternins entre cânticos e orações.
Organizado pela Ordem Terceira de S. Francisco desde o último quartel do século XVII, realizava-se na tarde da quarta-feira de Cinzas e era composto por um elevado número de andores. Ainda hoje se conserva, na Igreja dos Terceiros, os exemplares do património móvel que compunham esta procissão.